Região

Sabugal aprova plano de contingência para situações de seca extrema

Escrito por Carina Fernandes

O município do Sabugal aprovou a revisão do plano de contingência para água em situações de seca extrema, para «ajudar a controlar situações de emergência e minorar as respetivas consequências negativas». O plano foi aprovado na última reunião do executivo.

Segundo o município situado junto da fronteira com Espanha, o documento está consolidado em três pilares: prevenção, monitorização e contingência.

O referido plano visa «estruturar uma rede de abastecimento de água secundária para fins de apoio à atividade agropecuária em cenários de seca, bem como à rede logística de combate a incêndios florestais, nomeadamente através do aproveitamento de antigas infraestruturas de captação e disponibilização de água e de instalação de novos pontos de abastecimento», revela a Lusa.

O presidente da Câmara Municipal, Vítor Proença, adiantou à agência noticiosa que o Plano de Contingência para Água em Situações de Seca Agrometeorológica Extrema do Concelho do Sabugal vai ser apresentado à tutela, «porque a Câmara não tem capacidade de o executar».

O responsável também admitiu convidar outros municípios vizinhos, como por exemplo o de Almeida, para que os projetos de criação de novas reservas de água possam ser candidatados a fundos comunitários.

Em relação ao abastecimento público de água, o autarca referiu que a barragem do Sabugal «está com 60% de capacidade». No entanto, como o maior consumo de água ocorrerá em agosto devido à presença dos emigrantes no território, os serviços municipais estarão «muito atentos» à situação.

 

Sobre o autor

Carina Fernandes

Leave a Reply