Região

Ruínas romanas da Quinta do Ervedal em vias de classificação

C
Escrito por Efigénia Marques

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) vai propor ao Governo a classificação como sítio de interesse público das Ruínas Romanas da Quinta do Ervedal, em Castelo Novo (Fundão).
Segundo o anúncio publicado na semana passada em “Diário da República”, está em causa uma área situada no sopé da vertente sul da Serra da Gardunha, próximo da ribeira de Alpreade, naquela freguesia. A decisão decorre de proposta da Secção do Património Arquitetónico e Arqueológico do Conselho Nacional de Cultura, de 8 de junho de 2022, que mereceu o acordo da Direção-Geral do Património Cultural. O processo vai agora ser remetido para a secretária de Estado da Cultura, à qual compete o despacho de classificação. Os elementos relevantes do processo, nomeadamente a fundamentação, o despacho do procedimento, a planta do sítio a classificar e da zona geral de proteção, estão disponíveis para consulta nas páginas da internet da DGPC e da Direção Regional de Cultura de Centro (DRCC).
O processo administrativo original está disponível para consulta (mediante marcação prévia) na DRCC, em Coimbra. A consulta pública tem a duração de 30 dias úteis e as observações dos interessados deverão ser apresentadas junto da DRCC, que se pronunciará num prazo de 15 dias úteis.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply