A saída do concelho de Pinhel da lista dos concelhos de maior risco de transmissão da Covid-19 deve-se «ao excelente trabalho de colaboração entre a Câmara e o Centro de Saúde, bem como aos pinhelenses», afirma o presidente do município.
Em declarações a O INTERIOR, Rui Ventura mostra-se «muito satisfeito» por o município ter saído da lista porque «conseguimos, neste momento, circunscrever a doença», mas reitera o apelo para que as pessoas cumpram as regras emanadas da Direção-Geral da Saúde (DGS), como o distanciamento social, uso de máscara, desinfeção das mãos, etiqueta respiratória e que se evitem os convívios familiares.
O autarca adianta que nas duas últimas semanas foram feitos «cerca de 200 testes à Covid-19 por dia» em Pinhel, onde também se intensificou uma campanha de informação sobre as medidas a adotar para travar a doença na comunidade e nos lares do concelho.
Rui Ventura critica, no entanto, a fórmula usada para incluir ou retirar concelhos da lista: «A regra não pode ser igual para todos porque haver 20 infetados num território de baixa densidade leva logo a que esse município fique confinado», disse.