Região

Requalificação dos Paços do Concelho em Trancoso deverá avançar no início de 2023

Img 9399
Escrito por Efigénia Marques

A requalificação dos Paços do Concelho de Trancoso vai finalmente avançar. A empreitada, orçada em cerca de 1,2 milhões de euros, está na fase final do concurso público e tem assegurada uma comparticipação do Estado da ordem dos 673 mil euros.
O segundo contrato-programa foi assinado com a Direção-Geral das Autarquias Locais na sexta-feira, e validado pelo secretário de Estado de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel. «Foi uma prenda que a DGAL nos trouxe na abertura da Feira da Castanha. Estamos muito satisfeitos, já tínhamos assinado um primeiro contrato-programa da ordem dos 366 mil euros e este é relativo às obras da segunda fase, são mais 306 mil euros. Ou seja, temos assegurado um apoio de cerca de 50 por cento do custo da obra», regozijou-se Amílcar Salvador. Para o edil de Trancoso, trata-se de uma empreitada «extremamente importante e necessária para melhorar as condições de trabalho e segurança dos nossos funcionários e dos munícipes que recorrem aos serviços municipais».
Usado como Paços do Concelho desde 1917, o edifício «nunca teve qualquer tipo de intervenção significativa e apresenta inúmeras patologias a nível da estrutura, da cobertura, da caixilharia e da eficiência energética que urge corrigir». A expetativa de Amílcar Salvador é iniciar as obras no início de 2023, uma vez que o concurso público termina no final deste mês: «Há várias empresas a entrarem na plataforma, será mesmo desta, não tenho dúvidas, que vamos fazer esta requalificação essencial porque o edifício não tem condições de trabalho», acredita. Com os trabalhos no horizonte, o presidente da Câmara admite que a necessária mudança de instalações «não vai ser fácil numa altura destas, vai trazer dificuldades, mas estamos a encontrar soluções», que não especificou.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply