É a terceira vez que o concurso público da obra para requalificação da escola básica da Lajeosa do Mondego, no concelho de Celorico da Beira, é lançado e o presidente da Câmara acredita mesmo que «é desta» que a empreitada vai avançar.
Carlos Ascensão lembra que «as escolas do primeiro ciclo do ensino básico de São Pedro e Santa Luzia (na sede do concelho) já foram reabilitadas e a intervenção na C+S Sacadura Cabral está na fase final. Quanto aos concursos públicos para reabilitar a escola da Lajeosa do Mondego, nas últimas duas tentativas não apareceram empreiteiros interessados». O autarca está confiante que à terceira será de vez e que este novo concurso será «bem-sucedido». O edil celoricense acrescenta que os trabalhos previstos vão dar «melhores condições físicas, materiais e de conforto, mas também respostas técnicas e direcionadas para o ensino atual e a aprendizagem». Nesse sentido, a empreitada vai modernizar as instalações atuais «tanto na zona do recreio, como as salas de aulas e equipamentos» da escola EB 1 da Lajeosa.
Além da melhoria dos espaços e equipamentos, Carlos Ascensão considera que é importante apostar também «na parte lúdica, a parte do recreio, da brincadeira e da socialização, que são tão importantes e fundamentais como aquilo que se aprende dentro das quatro paredes da escola». Num concelho com população envelhecida, o presidente do município de Celorico da Beira diz ter «consciência da diminuição de alunos», mas sublinha que é preciso «ajustar as coisas à nossa realidade», afirmando que «sem educação e sem formação não há progresso, não há desenvolvimento e não há a fixação de pessoas».