Amanhã, dia 29 de Outubro, vai realizar-se uma ação de voluntariado para a recolha de sementes de árvores autóctones na Quinta da Maúnça. A iniciativa é desenvolvida em parceria entre a Guarda21, empresa de Ludovina Margarido, a Câmara Municipal da Guarda e a Associação Guardiões da Serra da Estrela.
«Nós perdemos 25 mil hectares da nossa Serra, este ano. Desde 1976, ano em que foi criado o Parque Natural, a Serra já ardeu três vezes. A reflorestação é necessária, mas sendo uma área protegida, é preciso garantir a qualidade genética das árvores e a sua adaptação ao local», segundo Sara Buléo, membro da Associação Guardiões da Serra da Estrela.
Segundo contou Sara Buléo, «os viveiros que estão sob gestão do ICNF não têm capacidade de produzir o número de árvores necessárias para a área a reflorestar. O ICNF tem poucos recursos humanos e monetários, mas também não têm o material genético para pôr a germinar – as tais sementes de origem certificada».
As árvores na Quinta da Maúnça, segundo a associada dos Guardiões da Serra da Estrela, «já são certificadas pelo ICNF, de maneira que podemos obter sementes excelentes para germinar».
O ponto de encontro será no espaço da Educação Florestal da Quinta da Maúnça, pelas 9h30 da manhã deste sábado, dia 29 de outubro. Apesar de gratuita, é necessária a inscrição prévia até às 16h30 de hoje (pode inscrever-se através do e-mail Ludovina.Guarda21@gmail.com ou através do número telefónico 910 180 118).