Região

Reclamada «estrada estruturante» do Sabugal à A23

Escrito por Luís Martins

A Assembleia da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) aprovou uma moção que reivindica uma «estrada estruturante» para ligar o concelho do Sabugal à autoestrada A23 (Guarda-Torres Novas).

A proposta foi apresentada na sessão extraordinária realizada na sexta-feira, em Belmonte, pelos deputados do PS Alexandre Gonçalves e Victor Cavaleiro, eleitos pelo município raiano, e defende a abertura de «uma estrada que ligue o Sabugal a Belmonte e a Manteigas». «Como é possível um concelho com esta dimensão, uma das maiores do país, não possuir uma ligação rápida a norte via A25, a poente via A23 e a leste, por forma a captar população para o concelho», interrogam os subscritores, que recordam que as ligações à cidade do Sabugal são «morosas e de qualidade duvidosa».

«Curvas, contracurvas, voltas, reviravoltas, contravoltas e a passagem por inúmeras localidades, onde a velocidade tem obviamente de ser reduzida. Esta conjuntura embaraça seguramente o desenvolvimento. Infelizmente, o Sabugal não possui qualquer ligação, digna desse nome, à autoestrada, apesar de se encontrar geograficamente embrulhado pelas mesmas», referem os deputados intermunicipais.

A moção propõe que, «de imediato», se iniciem conversações junto do município do Sabugal e do Governo, «a fim de ser criado um plano de exceção para a viabilização e conclusão desta obra, sempre na senda do desenvolvimento local, regional e nacional, bem como da luta contra as assimetrias regionais».

Sobre o autor

Luís Martins

Deixar uma resposta

1 comentário

  • Estrada estruturante para quê? O que tem o concelho a oferecer para quem queira viver ali?
    Capeias no verão? Não se vê ali mais nada.