Região

Quercus reclama despoluição dos rios Diz e Noéme

Escrito por Efigénia Marques

A poucas semanas das eleições autárquicas, o Núcleo Regional da Quercus da Guarda quer que os candidatos à autarquia assumam como prioritária a despoluição dos rios Diz e Noéme, bem como de outras linhas de água que atravessam o concelho, assim como se empenhem no funcionamento eficaz da ETAR de São Miguel.
Estas são algumas das propostas que a estrutura distrital da associação ambientalista, liderada por Bruno Almeida, enviou aos sete cabeças de listas que concorrem à presidência do município guardense, aos quais também foi pedida a adaptação à recente legislação de proteção do arvoredo urbano e a criação de um regulamentopara futuro abate de árvores.
A Quercus recomenda ainda a reflorestação com espécies autóctones em terrenos públicos do concelho e a criação de um estatuto de proteção na zona Soito do Bispo «com vista à manutenção da biodiversidade». Os ambientalistas apelam igualmente à adesão da autarquia ao manifesto de concelho sem glifosato/herbicidas e defende a implementação de recolha porta a porta dos resíduos recicláveis, além da criação de incentivos ao aumento das taxas de reciclagem. A execução do projeto de ciclovia ao longo da VICEG e a criação de um corredor verde entre o Parque Polis, o Rio Diz, o Parque Municipal e a Torre de Menagem são outras das sugestões deixadas aos candidatos à Câmara da cidade mais alta.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply