Região

Queijo vai ser candidatado a Património Imaterial Mundial da UNESCO

Dsc 8565
Escrito por Efigénia Marques

O queijo Serra da Estrela DOP (Denominação de Origem Protegida) deverá ser candidatado a Património Imaterial Mundial da UNESCO. A proposta vai ser elaborada durante cerca de três anos para ser submetida em finais de 2024 àquela organização das Nações Unidas para avaliação.
A iniciativa partiu da Estrelacoop, entidade gestora da Denominação de Origem Protegida do produto queijo Serra da Estrela, que tem sede em Celorico da Beira. O presidente da direção, Joaquim Lé de Matos, afirma tratar-se de «um processo que leva o seu tempo, mas já foram dados os primeiros passos. O caminho faz-se caminhando». O responsável adianta que se pretende envolver no processo os municípios da região demarcada, as Comunidades Intermunicipais das Beiras e Serra da Estrela, Coimbra e Viseu Dão Lafões, o Turismo do Centro e a Associação Geopark Estrela, entre outras entidades.
Joaquim Lé de Matos acrescenta que a candidatura «tem um objetivo muito claro e benéfico para valorização do preço e reconhecimento nacional e internacional deste produto endógeno, e principalmente, do “saber fazer” ancestral, da tradição e todo o processo de fabrico do queijo Serra da Estrela, que é, se assim quisermos dizer, “o pai” de todos os queijos portugueses». Segundo o presidente da Estrelacoop, «neste momento é importante definir o coordenador técnico e científico da candidatura e a sua equipa e, a seguir, angariar recursos financeiros para trabalharmos e apresentarmos da melhor forma este dossier».
Contudo, uma das ameaças «já devidamente identificada» tem a ver com o facto dos produtores terem uma média de idades superior a 60 anos, situação que «pode por em causa a fileira do queijo Serra da Estrela se não conseguirmos captar jovens para esta profissão», alerta o dirigente. Foi a pensar nesta problemática que Joaquim Lé de Matos propôs no ano passado, quando tomou posse, aos parceiros/cooperantes da Estrelacoop candidatar a Património Imaterial Mundial da UNESCO o processo do “saber fazer” e toda a história do queijo Serra da Estrela, produzido com leite de ovelha Bordaleira da Serra da Estrela ou Churra Mondegueira. O queijo Serra da Estrela foi referido, pela primeira vez, num tratado agrícola do período romano. A região demarcada de produção do queijo Serra da Estrela abrange 18 municípios dos distritos de Coimbra, Viseu, Guarda e Castelo Branco.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply