Região

Quadrazais abre ciclo das capeias raianas no Sabugal

Img 2074
Escrito por Sofia Pereira

A localidade de Quadrazais inicia, no domingo, a temporada das capeias arraianas que marca o mês de agosto no concelho do Sabugal.

Trata-se de uma tradição tauromáquica que está registada desde 2011 no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial do Instituto dos Museus e da Conservação. O ciclo prossegue dia 6 na Lageosa da Raia e no seguinte na Rebolosa, realizando-se a 12 de agosto em Aldeia do Bispo. Soito (dia 13), Nave (dia 14), Ozendo (dia 14), Aldeia da Ponte (dia 15), Vale de Espinho (dia 16), Alfaiates (dia 17), Forcalhos (dia 19), Foios (dia 20) e Aldeia Velha (dia 25). Para 16 de agosto está agendado o festival “Ó Forcão Rapazes!”, que este ano terá lugar na praça do Soito e volta a mobilizar as nove aldeias onde esta tradição está mais enraizada.

«A capeia arraiana é a expressão mais identitária da cultura e tradição da raia sabugalense. Festa, adrenalina, paixões, emoções e convívio são os ingredientes desta festa que junta milhares de aficionados», adianta o município. Depois da experiência levada a cabo no ano passado, as capeias vão contar com o apoio de uma unidade móvel de saúde. De acordo com uma nota da autarquia do Sabugal, o equipamento funcionará com equipa médica e com o apoio dos bombeiros voluntários do concelho. A medida foi assegurada na reunião de preparação da temporada das capeias realizada entre o presidente da Câmara, o comandante do posto da GNR do Soito, o coordenador da Proteção Civil Municipal e os presidentes e representantes das mordomias e freguesias envolvidas.

Sobre o autor

Sofia Pereira

Leave a Reply