Política Região

PSD procura solução para o interior do país junto da população

Img 3535
Escrito por Efigénia Marques

Ao longo dos últimos 15, 20 anos «não temos verificado resultados palpáveis das políticas públicas» para o desenvolvimento do interior, «seja dos governos do Partido Socialista, seja do Partido Social Democrata», afirmou João Prata, deputado do PSD no parlamento, a O INTERIOR.
As necessidades do interior do país continuam a ser «a fixação e atração de pessoas do litoral e do estrangeiro». João Prata sublinha que, «nestes 50 anos do 25 de Abril tivemos duas políticas que tiveram resultados palpáveis para a fixação de pessoas e desenvolvimento da atividade económica». Primeiramente «a vinda dos retornados no tempo da descolonização das ex-colónias portuguesas» e depois, nos anos 80, «a criação de Institutos Politécnicos em todas as sedes de distrito do país» que fixaram na região «pessoas qualificadas – umas a dar formação e outras a formar-se».
Daí para cá, as políticas responsáveis pelo desenvolvimento do interior «não têm sido capazes de dar respostas efetivas». João Prata acrescenta que «todos olham para o interior, mas têm de ser um olhar diferente» e, por isso, o grupo parlamentar do PSD tem procurado a solução para o interior do país «junto das populações, empresários, agricultores, trabalhadores, dirigentes escolares e associativos e comunicação social de modo a entendermos quais são os estrangulamentos que existem» para a população e de modo a resolver esses problemas.
Ao longo deste ano legislativo, os deputados do PSD procuram novas soluções para resolver o problema da interioridade – a fixação de pessoas e o desenvolvimento económico. O deputado guardense explica a O INTERIOR que a procura pela «nova política» exige uma «metodologia diferente e estamos a usar a que nos parece mais ajustada». Nos próximos meses os deputados sociais-democratas continuam a visitar as regiões do interior do país e a contactar com empresários e residentes para perceber as dificuldades sentidas e encontrar uma solução para o interior de Portugal.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply