O município de Fornos de Algodres está a desenvolver o projeto “Fornos de Algodres Educa+”, aprovado pelo Fundo Ambiental no âmbito do Programa Educação Ambiental “+ Transversal + Aberta + Participada 2022”.
A iniciativa consiste em implementar atividades de Educação Ambiental, particularmente direcionadas para as temáticas da promoção da qualidade da água, da valorização do território e da economia circular, envolvendo toda a comunidade local, bem como o setor HORECA e o Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres. Algumas das medidas realizadas foram ações de conscientização dos empresários e colaboradores do setor da restauração e bebidas para as temáticas “Beba Água da Torneira” e “A Importância das Borras de Café” promovidas pelo município com o apoio de um grupo de jovens do programa “Férias Desportivas 2023”. Até ao momento a Câmara fornense visitou 52 estabelecimentos, onde partilhou e explorou com os participantes as diversas abordagens pelas quais a adoção de pequenas mudanças, nas suas práticas diárias, podem ter um impacto significativo no meio ambiente.
As borras de café são também o foco de uma iniciativa de recolha seletiva promovida pela autarquia, que distribuiu contentores específicos para a recolha destes resíduos nos estabelecimentos do setor HORECA aderentes. Segundo os promotores, a implementação desta iniciativa irá permitir a recolha e valorização de «entre 3 a 7 toneladas por ano de borras de café, desviando a sua deposição em aterro, e promovendo a sua utilização no melhoramento da qualidade do solo dos jardins municipais, entre outras finalidades». O “Fornos de Algodres Educa+” pretende continuar «a impulsionar iniciativas que estimulem a educação ambiental, a responsabilidade ecológica e a ação comunitária» no concelho de Fornos de Algodres. O desenvolvimento deste projeto enquadra-se na Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA 2020) e na Estratégia Municipal do Ambiente 2022-2025 (EMA), documento elaborado pelo executivo fornense e aprovado na Assembleia Municipal de 30 de dezembro de 2021 que apresenta as linhas orientadoras da estratégia da edilidade para a área do Ambiente até 2025.