O executivo guardense aprovou por unanimidade, na reunião de câmara desta quarta-feira, um contrato de parceria intermunicipal para a pavimentação de um caminho florestal no Maciço Central da Serra da Estrela. Esta é uma parceria entre os municípios da Guarda, Gouveia e Celorico da Beira.
O trajeto que começa em Videmonte (Guarda) e que faz a ligação com Linhares da Beira (Celorico da Beira) e Alto da Portela, Calçada dos Galhardos, Senhora da Assedasse (Folgosinho, Gouveia) «será importante para a estratégia de tornar a Guarda numa nova porta de acesso à Serra da Estrela», quem o diz é Sérgio Costa, presidente da Câmara da Guarda.
A parceria entre os três municípios, liderada pela Câmara da Guarda, vai permitir executar o projeto da obra que, pelas contas do autarca independente custará «vários milhões de euros» e será candidatada a financiamento europeu, porque sem projeto não há obra e «não há acesso a financiamento», e o primeiro passo já foi dado. A futura via terá uma extensão de cerca de 25 quilómetros e o executivo prevê que até ao fim do ano o projeto de execução esteja pronto.
Saiba mais na próxima edição em papel.