O Programa de Apoio à Ação Cultural da Região Centro disponibiliza, este ano, 120 mil euros para iniciativas ou projetos culturais de associações sem fins lucrativos e não profissionais da região, adiantou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).
As candidaturas para a iniciativa, cujas verbas foram reforçadas em 20 por cento face a 2024, decorrem até 23 de março. As coletividades podem concorrer ao Apoio à Ação Cultural, que deve ser ou ter sido desenvolvido no território, entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2025. O objetivo é «valorizar as diferentes expressões artísticas e culturais de caráter mais local e regional, e garantir que o seu trabalho é difundido no território», refere a CCDCR numa nota enviada à agência Lusa. O programa divide-se em quatro medidas, nomeadamente o apoio a iniciativas de criação artística/produção (45 mil euros), de programação/difusão (50 mil euros), edição (15 mil euros) e formação/capacitação (10 mil euros).
As duas primeiras vertentes asseguram um apoio máximo de 1.500 euros por candidatura, enquanto as duas restantes de 1.000 euros. O programa “Cultura ao Centro” foi divulgado na Guarda, na sede da Comunidade Intermunicipal Região das Beiras e Serra da Estrela (CIMRBSE), na passada quinta-feira. Dinamizado pela Direção Regional de Cultura até 2023, este apoio passou, em 2024, a ser assegurado pela CCDRC, ano em que recebeu 152 candidaturas e apoiou 81 projetos, com 100 mil euros.