As obras de requalificação da praia fluvial da Devesa, no Sabugal, foram inauguradas na passada quinta-feira numa cerimónia que contou com a presença do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado.
A obra começou em meados de 2022 e teve um investimento de cerca de 800 mil euros inteiramente suportados pela Câmara do Sabugal. Segundo Vítor Proença, autarca local, o empreendimento teve como objetivo «melhorar as condições do espaço de lazer, valorizando ao mesmo tempo a sua identidade, dinamizar também as atividades no local e promover o rio Côa». A requalificação contemplou a recarga do areal existente com areia fina, a instalação de uma cadeira anfíbia e tapete para pessoas com mobilidade condicionada, a renovação do bar pré-existente e ainda a introdução de um cais para canoas e kayaks, bem como a criação de um parque de jogos infantis, de um parque de merendas e de um hangar náutico.
O edil raiano adiantou que Pedro Machado garantiu o apoio do Governo para a terceira fase da “Recuperação das Margens do Côa entre Pontes”, que prevê a criação de uma piscina, chapinheiro, parque de jogos de água e balneários. Na reabertura foi ainda hasteada a bandeira da Estação Náutica do Alto Côa, recentemente certificada, que se encontra inserida na estratégia de Turismo Cultural em Águas do Interior, que, segundo o município sabugalense, tem a missão de «contribuir para a afirmação de um polo turístico de excelência que oferece atividades náuticas e desportivas de montanha e turismo de natureza». Antes da inauguração, o presidente da Câmara ofereceu ao secretário de Estado uma peça evocativa do jornalista e escritor sabugalense Manuel António Pina.