Os Passadiços do Côa abriram ao público na sexta-feira e são «mais um atrativo» para visitar Vila Nova de Foz Côa. Quem o diz é João Paulo Sousa, autarca local, que destaca «a paisagem envolvente deslumbrante» e o acesso a pé aos rios Douro e Côa a partir do Museu do Côa como os grandes trunfos deste projeto.
Com 930 metros de extensão e 163 metros de desnível pela encosta, os passadiços representam um investimento da ordem dos 300 mil euros, comparticipados pelo FEDER, e ligam também o espaço museológico à linha férrea desativada entre o Pocinho e Barca d’Alva. «É um complemento à visita ao Museu do Côa, que proporcionará ainda a possibilidade de viajar pela história da construção da barragem, pois temos uma visão direta em relação ao sítio onde iria ser construída», afirma João Paulo Sousa. Após a inauguração do empreendimento, o autarca fozcoense lembra a importância da reativação da linha do comboio e a construção de um cais fluvial no sopé do museu. «A ideia é, um dia mais tarde, termos a possibilidade de apanhar o comboio ou o barco para conhecer os dois Patrimónios Mundiais que tem Foz Côa», sublinha o edil.
O percurso dos passadiços é de «dificuldade elevada, tal como todos os projetos similares», adianta João Paulo Sousa, mas a experiência vale a pena «pela paisagem deslumbrante do Douro e do Côa, bem como o património da arte rupestre. É mais um atrativo que vem acrescentar algo mais a uma visita a Vila Nova de Foz Côa». De resto, os visitantes terão acesso a uma APP que fornecerá informação sobre a biodiversidade da zona, a fauna e flora existentes, bem como sobre as gravuras do Vale do Côa. No mesmo dia, a Associação dos Atletas Olímpicos de Portugal e o Centro de Alto Rendimento (CAR) do Pocinho assinaram um protocolo para a utilização deste equipamento de alta competição com vista à promoção desportiva. «Este acordo estabelece os eixos para a cooperação entre ambas as entidades, que potencie a mais-valia que representam os atletas olímpicos para o desenvolvimento desportivo», disse o presidente da Associação dos Atletas Olímpico de Portugal (AAOP), Luís Alves Monteiro. Inaugurado em junho de 2016, o CAR do Pocinho é gerido pela Câmara de Vila Nova de Foz Côa e tem acolhido estágios de seleções de remo de vários países, bem como atletas nacionais.