Região

Parlamento chumba mais uma vez o fim das portagens nas antigas SCUT

Escrito por Luís Martins

A Assembleia da República chumbou, esta sexta-feira, com os votos contra do PS, os diplomas apresentados por PSD, Chega e PCP para reduzir ou eliminar o pagamento de portagens nas antigas autoestradas SCUT (Sem Custos para o Utilizador).

Os dez projetos-lei do PCP defendiam a eliminação da cobrança na A23, A25, A28, A29, A41, A42, A4, A13, A22 e A24, já Chega que recomendava a implementação de um plano gradual de isenção do pagamento de portagens.

Em contrapartida, a o Parlamento, reunido em plenário, aprovou um dos três pontos de uma proposta apresentada pelo PSD para aplicação, «com caráter de urgência», de um regime de descontos previsto para os veículos elétricos e não poluentes. E chumbou o ponto em que os sociais-democratas recomendavam ao Governo que «cumpra o aprovado em sede de Orçamento de Estado e aplique um desconto efetivo de 50 por cento nas taxas de portagem dos territórios do interior».

O PS já tinha anunciado, na véspera, que iria votar contra todas as propostas relativas a portagens, alegando que o Governo irá apresentar até junho uma reforma para a redução tarifária.

Sobre o autor

Luís Martins

Leave a Reply