“Pai Horácio Tinto Grande Reserva”, da Vinilourenço, é o melhor vinho de Espanha e Portugal 2023. O néctar de 2019 produzido no Poço do Canto (Mêda), na Região Demarcada do Douro, obteve a maior pontuação do Comité Internacional de Prova da XIXª edição dos Prémios Vinduero Vindouro, anunciou a organização deste concurso ibérico.
«Personalidade, frescura e riqueza aromática», foram as qualidades destacadas pelo júri, para o qual “Pai Horácio”, elaborado em homenagem ao fundador da empresa, «é uma clara representação da essência da Região do Douro, pois é elaborado com as castas Touriga Franca, Tinta Roriz, Sousão e Touriga Nacional em quantidades similares».
Entre os dez melhores vinhos de Portugal e Espanha estão quatro portugueses. Além do “Pai Horácio Tinto Grande Reserva”, obtiveram um Grande Arribe de Ouro o espumante “Marquês de Marialva Cuvée Primitivo Brut Nature” (2015) , da Adega Cooperativa de Cantanhede (Bairrada), o “Casa de Vilapouca – Alvarinho Reserva” (2021), da Casa de Vilapouca (Minho) e o “Cabriz Impar”, da Global Wines (Dão).
O palmarés completo dos Prémios Vinduero Vindouro será divulgado nos próximos dias.