Região

O melhor de Manteigas mostrou-se na Expo Estrela

A Serra da Estrela e os produtos locais estiveram em destaque na última edição da Expo Estrela, que decorreu entre sábado e terça-feira em Manteigas.

Organizado pela Câmara de Manteigas, o certame teve como objetivo «a demostração daquilo que melhor se faz neste concelho» através da divulgação do território e promoção da economia local, explicou o presidente da autarquia, Esmeraldo Carvalhinho, à margem da inauguração da Expo Estrela.
A abertura da feira foi presidida pelo secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, que aproveitou a passagem pelo “coração da Serra da Estrela” para falar sobre o projeto piloto de baldios que junta os concelhos de Manteigas, Covilhã e Gouveia. Uma ideia de «conjunto» que Miguel Freitas quer reforçar na região. «As áreas comunitárias precisam de ser geridas e o objetivo é criar áreas de 12 mil hectares agrupadas, onde vamos colocar técnicos para ajudar a gerir, equipas de sapadores florestais para ajudar a proteger e romper barreiras e contribuir para as relações fortes dos vários elementos», afirmou o governante.
Para que tal seja possível «o Estado vai apoiar financeiramente os agrupamentos de baldios», existindo já «um compromisso dos três municípios de também ajudarem a financiar o projeto», mas será agora necessário procurar outros parceiros investidores. Ainda não há data para que o projeto esteja constituído, mas Miguel Freitas acredita que «muito brevemente vamos ter um agrupamento de baldios, como projeto piloto, nesta serra». Outra das questões abordadas pelo secretário de Estado foi a necessidade de estimular o aparecimento do “Jovem empresário rural”. Com esta designação o governante referiu-se aos jovens que se querem instalar no interior, mas «não querem apenas fazer agricultura, podem ter por exemplo uma casa de turismo rural ou uma loja para vender os seus produtos». Trata-se de uma aposta na «prestação de serviços», incentivando os jovens a criarem várias alternativas de negócio dentro do mesmo ramo «juntando diversidade e qualidade».
Aproveitando a presença do governante em Manteigas, o edil local salientou a importância das «parcerias entre a autarquia e a secretaria de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural para levarmos à prática projetos de maior atratividade, embelezamento e preservação da Serra da Estrela». Quanto à Expo Estela, Esmeraldo Carvalhinho salientou a importância da realização deste género de feiras que são «a expressão do que as pessoas neste território trabalham e o que de bom se faz na Serra da Estrela», destacando o queijo, que diz ser «fantástico», e o burel, um produto que, na sua opinião, «ficará e fará futuro».
Na edição deste ano a organização procurou criar «um espaço mais acolhedor e agradável», com uma zona de tasquinhas, onde foi possível beber e comer algumas das iguarias da região, e uma outra reservada aos 52 expositores. A Expo Estrela, que terminou na terça-feira, teve um orçamento de cerca de 80 mil euros, sendo para o autarca o evento «de maior relevância no calendário das atividades anuais» do município serrano.

Sobre o autor

Ana Eugénia Inácio

Leave a Reply