Região

Municípios de Guarda, Gouveia, Pinhel, Seia e Foz Côa distinguidas pelos apoios às famílias

Escrito por Luís Martins

Os municípios da Guarda, Gouveia, Pinhel, Seia e Vila Nova de Foz Côa foram novamente distinguidos pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR) por adotarem políticas efetivas de apoio às famílias.
No total do país setenta autarquias vão receber a “bandeira verde”, correspondente à distinção, tendo participado na edição deste ano 130 municípios, o maior número de sempre no inquérito anual do Observatório. Sete das autarquias distinguidas já recebem a “bandeira verde” há 10 anos, desde o início da sua atribuição, pelo que este ano receberão um galardão especial, realçou o OAFR. Já a Guarda, Gouveia, Pinhel, Seia e Vila Nova de Foz Côa terão direito a “bandeira com palma” por receberem o prémio por três ou mais anos consecutivos. Isabel Paula Santos, responsável pelo Observatório, refere que as referidas distinções justificam-se porque estas Câmaras «foram absolutamente inovadoras quando iniciaram as práticas de apoio às famílias», como «os tarifários familiares da água, os bancos de manuais escolares, os ATL gratuitos, as redes de transportes e outras iniciativas que, à época eram verdadeiramente pioneiras».
O inquérito do OAFR, criado pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, avalia iniciativas em 12 áreas: o apoio prestado à maternidade e paternidade, o apoio às famílias com necessidades especiais, medidas de conciliação entre trabalho e família, serviços básicos, educação, habitação, transportes, saúde, cultura, desporto e tempo livre e participação social. A cerimónia de entrega das bandeiras terá lugar no dia 21, em Coimbra.

Sobre o autor

Luís Martins

Deixar uma resposta