Região

Município de Foz Côa apoia alunos com medidas já implementadas

Dsc 4317
Escrito por Efigénia Marques

O Município de Vila Nova de Foz Côa iniciou um programa educativo, em cooperação com o agrupamento de escolas, assente num modelo de «qualidade pedagógica e de oportunidades de aprendizagem para todos. Por isso mesmo estendeu as Atividades de Enriquecimento Curricular a todas as crianças do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico (entre as quais Expressão Dramática e Artes Performativas, Música, Yoga, Expressões Artísticas/Artes Plásticas, Atividade Física e Desportiva).
A Escola Virtual também foi uma medida implementada pelo município, que «permite a todos os alunos aprender e melhorar os resultados», assim como a Componente de Apoio à Família que se apresenta como uma estratégia «complementar do sistema educativo, respondendo às necessidades socioeducativas das famílias e proporcionando espaços de autonomia e socialização da criança».
O município de Foz Côa apostou também num programa de Promoção do Sucesso Escolar que «conta com uma equipa multidisciplinar de acompanhamento» composta por um psicólogo, um terapeuta da fala, um assistente social, um técnico de ciências da comunicação e dois técnicos de artes performativas e plásticas, segundo adianta a autarquia.
Para além disso todas as crianças do pré-escolar e ensino básico têm garantidas gratuitamente as refeições escolares, ou seja, «o reforço do pequeno-almoço e lanche». E o município assume também a despesa dos «transportes para todos os níveis de ensino, incluindo para a creche de Santo António». Os materiais também são oferecidos pelo município, «os livros de fichas e cadernos de atividades», e há também apoio no Ensino Musical, com a comparticipação «em 50 por cento nos encargos com a mensalidade» de alunos que frequentem escola de música.
O Ensino Superior também é um factor importante para o executivo que atribui anualmente «quinze bolsas de estudo a alunos oriundos de famílias economicamente carenciadas». No que toca aos estudantes que frequentam o CTeSP e falando da «Gestão de Alojamento Turísticos», o município faz o «pagamento integral das propinas ou alojamento».
Por fim é ainda atribuído a cada aluno um Cheque Educação no valor de 100 euros para «apoio à aquisição de material escolar ou bens relacionados com a educação dos alunos».

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply