A Associação Vale d’Ouro distinguiu o Município de Figueira de Castelo Rodrigo pelo contributo na defesa da reabilitação da Linha do Douro, entre o Pocinho e Barca D’Alva. Esta associação atribuiu ainda ao Município a distinção honorária de Sócio de Mérito, na categoria “RUBY”.
Para a Associação Vale d’Ouro, a autarquia «demonstrou, de forma exemplar, o seu alinhamento com as suas posições e objetivos, contribuindo para o avanço, preservação e desenvolvimento desta infraestrutura ferroviária de importância histórica e estratégica para a região», revela o município em comunicado enviado a O INTERIOR.
Para Carlos Condesso, presidente da Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo, «é uma honra receber esta distinção e dedico-a a todos os que, desde o encerramento do troço Pocinho-Barca D’Alva, têm lutado incessantemente pela sua reabertura». O edil dedicou também esta distinção «a todos aqueles que sofreram mais diretamente na pele com o encerramento desta linha-férrea, que é a população de Barca D’Alva», e garante que vai continuar a reivindicar a reabertura e o investimento da linha entre o Pocinho e Barca D’Alva, junto com os demais autarcas e com a população do seu concelho, «visto tratar-se de um investimento estruturante para toda a região».
A entrega da distinção ocorreu durante a Gala Comemorativa do XV Aniversário da Associação Vale D’Ouro, um evento que teve lugar no AUDIT – Auditório Municipal do Peso da Régua.