A modernização do troço entre Celorico da Beira e a Guarda da Linha da Beira Alta foi consignado ao consórcio formado pelas empresas Conduril/ Teixeira Duarte/ Somafel por pouco mais de 53,1 milhões de euros.
Segundo a Infraestruturas de Portugal (IP), a obra tem um prazo de execução de 751 dias e será executada no âmbito do programa de investimentos na expansão e modernização da Rede Ferroviária Nacional, o Ferrovia2020. A intervenção consiste na «renovação integral» da superestrutura de via, num troço com cerca de 46 quilómetros, bem como no alteamento, alargamento e prolongamento das plataformas nas estações de Celorico da Beira, Pinhel, Vila Franca das Naves e Guarda, por forma a melhorar as condições de mobilidade dos passageiros.
«Será igualmente realizada a alteração do “layout” (configuração das linhas) nestas estações, de forma a permitir a circulação de comboios de 750 metros de comprimento, otimizando as condições de exploração através, não só, do aumento da capacidade para os comboios de mercadorias, dos atuais com 500 metros de comprimento para 750 metros, mas também um aumento do número de circulações», refere a IP. Nesta empreitada serão também suprimidas as passagens de nível de Celorico Gare e do Baraçal, sendo construídos os respetivos desnivelamentos e restabelecimentos.
Esta empreitada integra o Corredor Internacional Norte, cujo objetivo é promover a interoperabilidade ferroviária com a rede espanhola e europeia e permitir a circulação de comboios de mercadorias de comprimento até 750 metros (na Linha da Beira Baixa 600 metros), além de eliminar restrições de velocidade e recuperação dos tempos de trajeto dos serviços de passageiros de longo curso.