Já abriu o aviso, no valor de 17,5 milhões de euros para a instalação de redes anti granizo para minimizar os efeitos das intempéries nos pomares.
O procedimento foi divulgado pela ministra da Agricultura numa visita à zona da Cova da Beira no sábado. «Nesta região e em todo o interior Norte e Centro, sistematicamente, a queda de granizo prejudica as cerejeiras, pessegueiros e outros pomares e precisamos de respostas para minimizar os efeitos destas tempestades que retiram valor de mercado aos frutos e reduz o rendimento e a viabilidade das explorações», declarou Maria do Céu Antunes. Os agricultores têm 60 dias para se candidatarem a este apoio e posteriormente dois anos para realizar a instalação das redes de proteção anti-granizo, cujo custo por hectare se situa nos 15 mil euros e que podem ser cofinanciadas até 65 por cento.
A medida é financiada pelo “Next Generation” e integra o Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 (PDR2020), na componente que pretende promover o desenvolvimento económico e social nas zonas rurais e decorrerá no regime de custos simplificados. «Vamos desburocratizar a relação entre o agricultor e a administração pública», afirmou a governante, que anunciou ainda que brevemente será lançado um novo aviso para instalação de painéis fotovoltaicos nas explorações agrícolas para minimizar os custos energéticos.
Maria do Céu Antunes revelou também que «parte dos 312 milhões de euros disponíveis para os agricultores portugueses vão ser utilizados para incentivar a produção biológica».