Região

Milhares de aficionados no encerro da Lageosa da Raia

Escrito por Luís Martins

Limpo e rápido, sem incidentes, assim foi o encerro da Lageosa da Raia, na manhã deste sábado, a primeira das nove aldeias do concelho do Sabugal onde a tradição da capeia arraiana está mais enraizada.

Milhares de aficionados, portugueses e espanhóis, acorreram àquela localidade fronteiriça para assistir ao encerro e ao “boi da prova”, um “aperitivo” para a capeia agendada para a tarde na praça montada no centro da aldeia.

As capeias arraianas estão inscritas no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial. Depois da Lageosa, seguem-se o Soito (dia 9), a Rebolosa (dia 10), a Nave (dia 14), Aldeia da Ponte e Aldeia do Bispo (dia 15) e Vale de Espinho (dia 16). No dia 17 os aficionados vão dividir-se entre Alfaiates e Ozendo e no dia 22 rumam aos Forcalhos, enquanto os Foios acolhem a penúltima capeia deste roteiro no dia seguinte.

Como habitualmente, o calendário fecha a 25 de agosto em Aldeia Velha. Para dia 20 está programado o festival “Ó Forcão Rapazes!”, que terá lugar na praça do Soito, onde Aldeia da Ponte, Aldeia do Bispo, Aldeia Velha, Alfaiates, Fóios, Forcalhos, Lageosa, Ozendo e Soito vão medir forças e valentia.

Sobre o autor

Luís Martins

Leave a Reply