Região

Mêda, Foz Côa e municípios vizinhos acertam resposta conjunta

1664961
Escrito por Efigénia Marques

Os municípios de Mêda, São João da Pesqueira, Vila Nova de Foz Côa e Tabuaço definiram um Plano de Ação para Gestão Eficiente do Abastecimento de Água a partir do Subsistema de Ranhados devido à seca.
A estratégia, elaborada «em resposta à situação de seca vivida na região», foi apresentado na passada sexta-feira pelas equipas da EPAL – Empresa Portuguesa das Águas Livres/Águas do Vale do Tejo, S.A. (AdVT) e Águas do Norte, S.A. (AdNorte) aos representantes das autarquias numa sessão realizada na Casa da Cultura de Mêda. Este plano destina-se a «dar resposta urgente à situação de seca que se vive nos quatro municípios, servidos pela albufeira de Ranhados e que, neste momento, apresenta volumes abaixo da média para esta altura do ano». Os municípios concertaram ainda implementar várias medidas de mitigação, «sendo a primeira uma campanha de sensibilização para a poupança e uso eficiente da água, a ser lançada na próxima semana nos quatro municípios em simultâneo», lê-se num comunicado da AdVT enviado a O INTERIOR.
A difusão da mensagem será feita através de “outdoors”, “mupis”, folhetos na fatura da água, cartazes nas instituições e serviços, redes sociais, internet e campanhas nos órgãos de comunicação social local e regional. A equipa da EPAL/AdVT e da AdNorte também irá «ajudar os municípios, ao dar início ao processo de redução de perdas nas redes de abastecimento de água municipais, através da identificação, no terreno, de roturas existentes e da sua imediata reparação, dotando, em simultâneo, os municípios de capacidade, presente e futura, de monitorização das suas redes em tempo real.
Os quatro municípios decidiram também «interromper, no imediato», as regas de jardins públicos com água potável (substituindo sempre que possível com água reciclada ou outras alternativas), a disponibilização de água nos chafarizes públicos e os consumos de água associados a fontes e fontanários públicos.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply