Região

Manteigas promove a primeira edição do Festival da Truta

9b
Escrito por Jornal O INTERIOR

O município de Manteigas organiza, entre os dias 9 e 18 de julho, a primeira edição do Festival da Truta de Manteigas. A criação do evento pretende promover a presença da truticultura e também a gastronomia local, dando destaque a este recurso endógeno. O viveiro de trutas situado no município desde 1952, tem como objetivo repovoar as águas da região do Alto Zêzere, dinamizando a economia local e potenciando a venda e consumo de trutas. «É uma iniciativa importante para a promoção do território e também da gastronomia local, principalmente neste período de férias na região e na Serra da Estrela», afirma o presidente do município de Manteigas, Esmeraldo Carvalhinho.
O festival conta com vários restaurantes do concelho, onde o principal objetivo é promover a economia local assim como o turismo da região. «A iniciativa conta com a participação do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), que oferece as trutas para colocarmos no mercado e incentiva os restaurantes que participam a promover este recurso endógeno», avança o autarca.
A iniciativa espera a participação de vários turistas, apesar do crescimento da pandemia a nível nacional, Manteigas não regista nenhum caso de Covid-19 à cerca de dois meses. «Esperemos que o avanço da pandemia não tenha grande significado na região. Neste momento, o concelho de Manteigas é um destino seguro, existe alguma tranquilidade para visitar o município e participar no festival» assegura o atual autarca.
O Festival da Truta é promovido pelo município de Manteigas em parceria com o ICNF e o Parque Natural da Serra da Estrela e conta com vários restaurantes da região como a Casa de Pasto Ideal, Hotel Restaurante Vale do Zêzere, Hotel Vila Galé Serra da Estrela, INATEL Manteigas, Hotel Paragem Serradalto, Restaurante A Cascata, Restaurante Alfátima, Restaurante Central, Restaurante O Olival, Restaurante Santa Luzia e Taberna das Caldas.

Sobre o autor

Jornal O INTERIOR

Leave a Reply