Região

Manteigas é um destino turístico de sucesso

Dsc 8886
Escrito por Efigénia Marques

Manteigas é um dos cinco municípios de maior sucesso turístico em Portugal. O ranking foi elaborado pelo Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT) e revelado na passada quinta-feira, durante uma conferência realizada em Vila Nova de Gaia.
Para Flávio Massano, autarca manteiguense, esta distinção é o «reconhecimento de vários investimentos que têm transformado Manteigas num polo turístico cada vez mais conhecido». É «gratificante» ser distinguido «por uma entidade como o IPDT, que contabiliza aspetos ligados à sustentabilidade económica, social e ambiental» e nestes aspetos «Manteigas distingue-se do resto do país, ocupando o terceiro lugar» desta lista, sublinha o presidente da Câmara. O ranking resultou da análise de 17 indicadores por parte dos investigadores do IPDT.
Flávio Massano revela que Manteigas, um concelho também conhecido por ser o “coração” da Serra da Estrela, se distinguiu no «número de dormidas, na qualidade de água e do ar, nos dados de violência doméstica e na reduzida taxa de criminalidade registada no município». O edil manteiguense afirma a O INTERIOR que Manteigas «é um concelho bom para viver» e prova disso é que «somos um concelho que preenche estes 17 requisitos». «É ótimo para viver, ótimo para visitar e tem sido essa a nossa estratégia ao longo dos últimos anos», sublinha.
Nesse sentido, a autarquia vai continuar a apostar nas «certificações de qualidade» e na «sustentabilidade da região» porque «o turismo não está dissociado da qualidade de vida. As pessoas, quando vão para um destino, querem sentir segurança, ter serviços, ter qualidade de vida… e aqui em Manteigas é possível encontrar tudo isso», garante o eleito independente que preside ao município mais pequeno do distrito da Guarda. Manteigas ficou classificado no terceiro lugar do ranking dos municípios de maior sucesso turístico em Portugal. Melgaço foi o primeiro classificado, seguido de Ponta do Sol, na Madeira.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply