Região

Maior madeiro de Natal já está no adro da igreja, em Penamacor

Madeiro
Escrito por Efigénia Marques

Penamacor é “Vila Madeiro” até dia 24. O maior madeiro de Natal do país já está montado no adro da igreja e vai arder no dia 23 de dezembro, numa tradição que mobiliza animação de rua, concertos, teatro, um mercadinho de Natal, passeios pedestres e equestres ou visitas guiadas e encenadas.
No passado dia 8 teve lugar o tradicional Desfile do Madeiro, em que os troncos foram transportados em tratores do recinto de Nossa Senhora do Incenso até ao adro da Igreja. A tarefa é assumida todos os anos – com exceção de 2020 devido à pandemia – pelos jovens que este ano fazem 20 anos, que se juntam para cortar e levar os troncos que alimentarão a fogueira que vai “aquecer” o Menino Jesus. O momento alto acontece exatamente às 23h59 do dia 23 com o acender da fogueira, um cerimonial presenciado por alguns milhares de pessoas.
Na abertura do evento natalício, o presidente da Câmara de Penamacor lembrou que o formato da edição deste ano é mais reduzido e apelou aos visitantes para redobrarem os cuidados por causa da pandemia. «Se todos tivermos as cautelas necessárias, podemos ter um excelente evento», disse António Luís Beites. Organizada pela autarquia, a iniciativa regressa este ano ao formato presencial, mas o programa está sujeito a alterações mediante as imposições legais que decorrem da evolução pandémica da Covid-19. Até dia 25, as atividades estão centradas nos fins de semana e incluem música, animação de rua, um mercado de Natal, um espaço infantil, passeios, visitas guiadas e encenadas, apresentação de livros e a exposição “Madeiro – Património e Identidade” no Museu Municipal.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply