A Câmara de Penamacor anunciou que já formalizou a candidatura do madeiro a património imaterial nacional. A revelação foi feita no sábado pelo presidente da autarquia, na abertura do evento “Penamacor Vila Madeiro”.
Segundo António Luís Beites, tratou-se de um trabalho de anos que culminou esta semana com a formalização da candidatura ao Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial. «Envolve não só o madeiro de Penamacor, mas todos os madeiros das nossas freguesias, aliás, a candidatura está como Madeiros de Penamacor, do ponto de vista imaterial, os usos e costumes associados, a gastronomia e a história», adiantou o autarca.
Este ano, o evento de animação natalícia conta mais de 40 espaços tasquinhas e postos de venda de produtos regionais, artesanato e outros associados a esta quadra, bem como animação de rua e concertos todos os fins de semana até ao Natal.
«O Vila Madeiro é um evento já enraizado, traz muita gente a Penamacor, são milhares de turistas que dinamizam a nossa economia, o alojamento e a restauração. É uma marca já importante e que representa muito para as gentes de Penamacor», afirmou o autarca.
Um dos pontos altos acontece este domingo, com a chegada à vila dos troncos que vão formar o maior madeiro de Natal do país no adro da Igreja e que será aceso na noite de 23 de dezembro.