Região

Maçainhas, Cubo e Chãos enaltecidos com obras de Miles

1
Escrito por Efigénia Marques

A vontade é que as pessoas regressem às localidades.

A Junta de Maçainhas e o artista plástico Nuno Aparício, mais conhecido por Miles, uniram-se para a criação de algumas obras pictóricas espalhadas pela freguesia.
Paulo Santos, autarca local, esclarece que o projeto foi «uma necessidade que o anterior executivo sentiu em termos de divulgação da origem e dos antepassados da freguesia, homenageando também os nossos artesãos». Miles foi o artista escolhido para dar corpo ao desafio e criar os quadros ilustrativos dos saberes e património das aldeias abrangidas. As obras estão espalhadas pelas localidades de Maçainhas, Cubo e Chãos e, neste passeio, os visitantes ficam a conhecer melhor a sua história e atividades. Nas pinturas de grandes dimensões podem observar-se «algumas das práticas antigas, como a fundição, o cobertor de papa, os moinhos, atividades típicas daquelas localidades».
Mas estas obras do artista estendem-se ao mundo digital. Através de uma aplicação no telemóvel, chamada “Tradição e Origem”, é possível acompanhar as histórias contadas nas pinturas através de vídeo e som, permitindo até aos visitantes que façam um percurso autónomo e, ao mesmo tempo, fiquem a saber mais sobre as obras expostas. Nesta aplicação «o visitante tem acesso ao processo por detrás das práticas de forma interativa», refere Miles.
O projeto já estava na gaveta do artista «há algum tempo» e conseguiu colocá-lo em prática com o apoio da Junta de Maçainhas. Também a população esteve envolvida «de forma a perceber qual é a história de cada local», adianta o artista, segundo o qual este projeto contribui ainda para dinamizar estas aldeias, com destaque para a existência dos passadiços junto a algumas obras.
«O objetivo é trazer pessoas para as localidades, de forma a estimular e dinamizar estes espaços e para que a cultura não esteja só nos centros urbanos e esteja também nestes espaços recatados», afirma Miles.
As pinturas estão espalhadas por Maçainhas, Cubo e Chãos, no concelho da Guarda. Na entrada de cada localidade há um mapa que situa as obras de Miles, o alojamento e até cafés. Na aplicação “Tradição e Origem” também encontra estas e mais informações.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply

Financiamento