Região

Luzlinar angaria apoios para plantar dez mil árvores na Serra do Feital

Escrito por Jornal O Interior

A Associação Luzlinar está a promover uma campanha de angariação de fundos para o projeto de plantação de dez mil árvores na serra do Feital, no concelho de Trancoso.
A ação de reflorestação foi candidatada ao projeto “Floresta Comum”, tendo sido atribuídas dez mil plantas, que começaram a ser plantadas este mês. O objetivo do “Projeto Bosques”, que está a ser desenvolvido no Campus do Jardim das Pedras em parceria com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, é fazer ressurgir «uma floresta que começará a cobrir grande parte da serra do Feital, Vilares e Broca daqui a 20 anos». Segundo a Luzlinar, outra meta é «a criação de um espaço florestal para a promoção de aspetos relacionados com a conservação do solo e da água, a melhoria do microclima, o sequestro e armazenamento do carbono, a promoção da biodiversidade, a melhoria da paisagem e a obtenção de diversos bens por parte do ecossistema».
A associação está a angariar fundos através de uma plataforma de “crowdfunding” (https://ppl.pt/causas/projecto-bosques), cuja meta é atingir o montante de 10.200 euros. A campanha decorre até 25 de março e os apoiantes podem ofertar o valor mínimo de dez euros, tendo recompensas pelo seu donativo. A União de Freguesias de Vila Franca das Naves e Feital, a União de Freguesias de Vilares e Carnicães, a Associação de Desenvolvimento do Feital, o Agrupamento de Escolas de Trancoso, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vila Franca das Naves, a Associação de Produtores Florestais do Alto da Broca e a população local são outras entidades que colaboram na iniciativa.

Sobre o autor

Jornal O Interior

Leave a Reply