“A Viagem do Elefante”, de José Saramago, é o mote para o passeio todo-o-terreno turístico que Clube Escape Livre vai organizar de 15 a 19 de junho entre Lisboa e Castelo Rodrigo.
Apresentado esta quinta-feira, o “Off Road Caminho de Salomão” é a grande novidade do calendário de 2022 do Escape Livre, disse o seu presidente, Luís Celínio. As inscrições já estão esgotadas e os cerca de 90 participantes vão sair de Belém e seguir para Constância, Castelo Novo (Fundão), Belmonte, Sortelha, Guarda e Cidadelhe (Pinhel). A jornada termina na Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo, a última paragem do elefante Salomão na sua viagem rumo a Viena (Áustria), no século XVI, no romance do Prémio Nobel da Literatura.
“Ao longo de cinco dias, vamos percorrer as páginas deste livro e encontrar muito do que está lá dito», garantiu Luís Celínio. Para Carlos Condesso, autarca figueirense, o passeio organizado pelo Escape Livre é «uma iniciativa muito interessante e diferenciadora por captar visitantes da capital para o nosso território, que tem tudo para que os visitantes se sintam bem”.
A atividade é promovida com o apoio do município de Figueira de Castelo Rodrigo, entre outros, e em parceria com o projeto “Viagem do Elefante – Rota Turística Literária”, da Associação de Desenvolvimento Regional Territórios do Côa, cuja coordenadora Dulcineia Catarina Moura fez o ponto de situação do projeto “Viagem do Elefante – Rota Turística Literária”.
No livro “Viagem do Elefante” José Saramago narra a viagem imaginária de um elefante que seguiu de Lisboa para Viena para ser oferecido pelo Rei de Portugal, Dom João III, ao seu primo, Maximiliano II, Arquiduque da Áustria.