A Junta de Freguesia de Maceira (Fornos de Algodres) vai homenagear a cozinheira da “sopa dos pobres”, atribuindo o seu nome a uma rua da localidade no dia em que completará 100 anos de idade.
A placa da Rua Maria Piedade dos Santos será descerrada a 20 de janeiro, numa decisão votada por unanimidade na Junta e na Assembleia de Freguesia dado «o seu passado em prol das crianças da freguesia na década de 50». Nesses tempos, a homenageada era a responsável pela confeção da popularmente conhecida como “sopa dos pobres”, que era paga por um casal inglês que então residia na freguesia e trabalhava na exploração do urânio. «De confeção simples, tendo somente como ingredientes feijão, massa, arroz, azeite e sal, a conhecida sopa fazia a delicia da criançada mais necessitada da freguesia e também das crianças que moravam nas quintas e saiam de casa de manhã cedo e só regressavam muitas vezes depois de o Sol se pôr», recorda a Junta de Freguesia em comunicado.
Durante uma década esta sopa era confecionada diariamente e servida a cerca de uma centena de crianças, sendo que as sobras eram distribuídas por algumas famílias mais carenciadas da aldeia. Com esta homenagem, a Junta de Maceira quer dar destaque à obra realizada por Maria Piedade dos Santos que, «a troco de100 escudos mensais (0,50 euros à moeda atual), abdicou muitas vezes da sua vida pessoal para se dedicar às crianças da freguesia, aconchegando-lhes o estômago ao almoço». A placa toponímica será inaugurada pelas 15 horas, junto à sede da Junta, onde será distribuída a “sopa dos pobres” na sua receita original.