Região

Já há guardenses a organizar a peregrinação a Fátima

Peregrinos A Pe
Escrito por Sofia Pereira

Um grupo com cerca de 80 pessoas está a preparar-se para fazer a habitual peregrinação a pé entre Guarda e Fátima. Um percurso para fazer em sete dias, num total de 225 quilómetros. A 5 de Maio metem-se à estrada e o objetivo é chegar ao Santuário de Fátima a dia 11. Até chegar ao destino vão passar pelos concelhos da Guarda, Gouveia, Seia, Oliveira do Hospital, Arganil, Vila Nova de Poiares, Miranda do Corvo, Ansião, Ourém (Fátima).

João Sousa, bombeiros e técnico de emergência médica, há 12 anos que guia grupos de peregrinos e este ano não é exceção. «A parte da logística foi mais complicada nos primeiros anos, porque não tinha conhecimentos, nem contactos. Agora, os contactos já ficam de um ano para o outro».

Os grupos de peregrinos pernoitam em quartéis de bombeiros, pavilhões gimnodesportivos, salão de festas e até em escolas desativadas, sem ser cobrado qualquer valor – apesar do grupo deixar uma quantia para compensar os custos de água, luz, gás e papel. «Não paga as despesas, mas é uma maneira de agradecer e no ano seguinte termos a porta aberta», referiu.

A maioria dos que decidem caminhar até Fátima, fá-lo pela religião, ou até por alguma promessa, mas João Sousa aponta que 40 por cento destas 80 pessoas fazem o caminho «sem qualquer promessa», pelo que é preciso ter «respeito pelos ritmos e motivos de cada um». «Não somos nenhuns estafetas. É para se fazer com calma. Há tempo para tudo. Para rir, para chorar e para rezar. Se uma pessoa se sentir mal, temos de esperar por ela», acrescentou.

Sobre o autor

Sofia Pereira

Leave a Reply