Região

Isabel Damasceno eleita presidente da CCDRC com 1721 votos

Escrito por Sofia Craveiro

Mais de 10.000 autarcas elegeram pela primeira vez, ontem ao final da tarde, os representantes das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) correspondentes. Isabel Damasceno, a única candidata para a região Centro, foi eleita com 1721 votos num universo de 2187 votantes, segundo o edital divulgado no Portal Autárquico. Foram registados 378 votos em branco e 88 nulos. A ex-autarca de Leiria já desempenhava o cargo desde janeiro, altura em que foi nomeada por Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial e ex-presidente da CCDRC.

Para além das eleições para os presidentes das CCDR também foram sufragados os vice-presidentes para cada zona regional. No Centro, Jorge Brito, atual secretário executivo da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, foi o eleito (era candidato único à vice-presidência) com 70 votos (de entre os 77 presidentes de câmara).

No total haviam seis candidatos às CCDR, um por cada organização regional, à exceção do Alentejo que tinha na corrida dois candidatos. Aqui o eleito foi António Silva, com 512 votos. A região Norte ficou ao cargo de António Cunha (2112 votos), a região de Lisboa e Vale do Tejo de Maria Almeida (1090 votos). À frente do Algarve ficou José Portada com 290 votos.

Segundo a atual lei em vigor os mandatos para os presidentes e vice-presidentes das CCDR serão de quatro anos e a respetiva eleição decorrerá nos 90 dias seguintes às eleições para os órgãos das autarquias locais. Este ano, contudo, os mandatos dos eleitos serão de cinco anos, de forma a acompanhar as negociações dos fundos estruturais de Bruxelas. Os dirigentes eleitos estão sujeitos a uma limitação de três mandatos consecutivos, à semelhança dos autarcas.

Anteriormente os presidentes das CCDR eram nomeados pelo executivo. Agora, a lei foi alterada para uma sufrágio levado a cabo pelos autarcas de cada região. Esta alteração não reúne consenso pois os candidatos resultam, na sua maioria, de um acordo entre António Costa e Rui Rio, que os indicaram.

Sobre o autor

Sofia Craveiro

Leave a Reply