Especial 17º Concurso de Vinhos da Beira Interior Região

Governo vai reforçar apoios para o enoturismo

Img 1755
Escrito por Luís Martins

O Governo vai reforçar a linha do “+ Interior”, lançar novos programas de apoio «muito em breve», direcionados em particular para o interior, que serão «um estímulo para o reforço do enoturismo», anunciou o secretário de Estado do Turismo.
Pedro Machado participou no sábado na cerimónia de entrega dos prémios do 17º Concurso de Vinhos da Beira Interior, que teve lugar na Sertã, e, à margem do evento, disse a O INTERIOR que o objetivo é dinamizar mais as atividades ligadas ao enoturismo, setor que «está em crescendo em Portugal». Para tal, foi decidida a junção das secretarias de Estado do Turismo e da Agricultura, que já estão a trabalhar em conjunto para regular o enoturismo, «matéria que não estava regulamentada, e reforçar a relação entre a atividade turística e o vinho, até porque os turistas são, por natureza, consumidores de vinho», afirmou o governante. Para o antigo presidente do Turismo do Centro, o Concurso de Vinhos da Beira Interior «espelha a qualidade desta região e o que de melhor se faz em Portugal», contribuindo ainda para «reforçar o peso direto que o vinho tem hoje na nossa economia, mas também a sua relação com outros produtos turísticos como a gastronomia, a cultura, o património e a natureza. O vinho é esse veículo extraordinário num país com 252 castas autóctones».
Na sessão, a vice-presidente do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) garantiu que o VITIS vai continuar a apoiar a reestruturação das vinhas, mas agora com «uma dimensão mais reduzida» devido a crise de excedente de produção que existe em Portugal. No caso da Beira Interior foram validadas todas as candidaturas para plantar 52 hectares novos de vinha nos próximos três anos.

Sobre o autor

Luís Martins

Leave a Reply