Região

Governo quer IC31 em perfil de autoestrada

Ic31
Escrito por Efigénia Marques

O IC31, que vai ligar a A23 e as Termas de Monfortinho (Idanha), junto à fronteira espanhola vai ter perfil de autoestrada. A opção foi revelada pelo ministro das Infraestruturas, João Galamba, na sexta-feira, no final de uma reunião com autarcas da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, realizada em Castelo Branco.
«A decisão é avançar com o perfil de autoestrada logo desde o início. O primeiro troço tem declaração de impacto ambiental positivo. Neste momento é avançar para poder ter máquinas no terreno em 2025», disse o governante, anunciando que vai ser publicado brevemente no “Diário da República” o “Simplex Ambiente” e que a expetativa do Governo é que este programa possa encurtar alguns prazos. O projetado itinerário complementar 31 pretende ligar a A23, na zona de Alcains, à fronteira com Espanha, nas Termas de Monfortinho, e será constituído por dois troços distintos. Há muitos anos que Castelo Branco ambiciona uma ligação entre a A23 e a ex-A1 da Estremadura espanhola, uma obra considerada estruturante para o desenvolvimento do distrito albicastrense. Contudo, esta infraestrutura, cuja construção havia sido anunciada sem perfil de autoestrada, causou um enorme descontentamento e protestos na região.
Com o anúncio feito pelo ministro das Infraestruturas, o Governo recua e assume a construção em perfil de autoestrada. João Galamba realçou ainda que vai avançar com o estudo do troço alternativo – o primeiro teve declaração de impacto ambiental negativa. «O nosso objetivo é ter, de facto, o IC31 completo o mais rapidamente possível, com perfil de autoestrada criando assim um eixo fundamental transfronteiriço em articulação com a Junta da Extremadura [Espanha]. O importante agora é garantir que a obra será feita», afirmou o governante, reiterando que este «é um compromisso do primeiro-ministro e do Governo».

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply