Região

Gil Barreiros partilha “Fénix de Honra” com bombeiros do distrito

Escrito por Inês Gonçalves

Jaime Marta Soares voltou a ameaçar Governo com boicote à ANPC caso as propostas da Liga dos Bombeiros Portugueses não sejam aceites

A IXª Gala do Bombeiro do distrito da Guarda ficou marcada pela homenagem a Gil Barreiros, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros de Gouveia e ex-dirigente da Federação de Bombeiros do Distrito da Guarda (FDBG), que recebeu a “Fénix de Honra”. Trata-se da terceira insígnia mais importante da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) que, no distrito, só tinha sido atribuída a Madeira Grilo e a Álvaro Guerreiro.
A distinção foi recebida «com orgulho e muita emoção» pelo homenageado, que mereceu uma ovação da sala esgotada do restaurante Casa da Esquila, no Casteleiro (Sabugal). «Não sei se mereço, sei que este galardão, mais do que para mim, é para os bombeiros do distrito da Guarda», considerou Gil Barreiros, que recordou o seu papel para que a Federação tivesse sido pioneira na organização desta gala. «Há precisamente nove anos eu era presidente da Federação e propus ao Governador Civil que desse um subsídio para podermos fazer as Galas do Bombeiro do distrito da Guarda», lembrou o dirigente. No seu discurso, Gil Barreiros também não esqueceu dois históricos dos “soldados da paz”, Álvaro Guerreiro e Madeira Grilo, que receberam a “Fénix de Honra” nestes eventos.
Nesta gala organizada pela FBDG participou também Jaime Marta Soares, presidente da Liga, que aproveitou a ocasião para elogiar todos os bombeiros, que disse serem «a grande força da Proteção Civil em Portugal», e para falar do diferendo com o Governo, apelando à união dos voluntários. «Estamos num momento muito difícil da vida dos bombeiros portugueses, temos vindo a ser maltratrados em relação à lei orgânica, aos incentivos ao voluntariado e ao comando autónomo dos bombeiros. O Estado anda a brincar connosco, não respeita os bombeiros, por isso, temos de estar muito fortes e unidos para atingir os nossos objetivos», apelou o responsável. Jaime Marta Soares recordou ainda a sondagem que revela que os bombeiros são dos profissionais em quem os portugueses mais confiam para reforçar a ameaça ao Governo de não participar «em nada com a Autoridade Nacional da Proteção Civil se a lei que os bombeiros querem não seja efetivamente consagrada e se os incentivos ao voluntariado não vierem a acontecer, nem o conjunto de propostas que fizemos forem aceites».
Durante a gala foi ainda homenageado um elemento de cada Associação Humanitária do distrito, bem como Luís Borges (antigo presidente da direção dos Bombeiros da Guarda), Rui Meirinho Monteiro (presidente da Assembleia-Geral dos Voluntários do Soito), Artur João Ribeiro Gomes (presidente da AH dos Bombeiros de Figueira de Castelo Rodrigo) e António Robalo (presidente da Assembleia-Geral dos Bombeiros do Sabugal), que receberam os respetivos crachás de ouro.

Sobre o autor

Inês Gonçalves

Leave a Reply