Região

Fornos de Algodres foi o município da CIMBSE que perdeu menos água em 2021

Fornos
Escrito por Efigénia Marques

Maiores desperdícios ocorreram nos concelhos do Sabugal e Belmonte com valores superiores a 65 por cento

Fornos de Algodres é o município da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) que perdeu menos água em 2021, segundo o relatório anual da Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR).
Segundo o documento, o município fornense registou (em 2021) 37,4 por cento de água não faturada – o melhor número entre os 15 municípios da CIMBSE. Face a anos anteriores, Fornos de Algodres registou um aumento de 3,8 por cento de perdas em comparação com 2020, mas no cenário geral as perdas têm vindo a diminuir ao longo dos anos – verificando-se que, em 2017, o município tinha registado 51,2 por cento de água não faturada, ou seja, perdida. A redução de 13,7 por cento entre 2017 e 2021 no que toca a perdas de água, para a autarquia de Fornos de Algodres, representa uma recuperação de quase 48 mil euros de receitas. Alexandre Lote, vice-presidente da autarquia, afirma que «apesar de termos o melhor resultado da CIMBSE, ainda temos muito para fazer». A diminuição das perdas de água registada em 2021 deveu-se à «sensibilização» e aos medidores de caudal instalados em todos os edifícios públicos – «e agora estamos a instalar nos jardins onde há sistemas de rega», adianta Alexandre Lote a O INTERIOR.
Além das medidas que levaram Fornos de Algodres a destacar-se pelos valores de água não faturada, o vice-presidente da autarquia relembra O INTERIOR da «necessária requalificação da própria rede, que implica um investimento acima dos dois milhões de euros». A rede de abastecimento que existe no concelho «tem muitas ruturas e é muito antiga. E pensar em valores de investimento dessa ordem de grandeza sem apoio de fundos comunitários é manifestamente impossível» para o concelho, sublinha o vice-presidente do município.
Os concelhos de Almeida e Guarda aparecem em segundo e terceiro lugar, respetivamente, com perdas de 38,2 e 41,6 por cento de água. Na Mêda registaram 49,4 por cento, Figueira de Castelo Rodrigo 52,1 por cento, Manteigas 52,7 por cento, Pinhel com 54,9 por cento e Celorico da Beira com perdas na ordem dos 55,6 por cento. Por outro lado, os concelhos que registaram maior percentagem de perda de água foram Sabugal, com 71,8 por cento e Belmonte, com as perdas a atingir os 65,4 por cento. Entre os 15 municípios da CIMBSE, Covilhã, Fundão, Gouveia, Seia e Trancoso não fazem a própria gestão da água em baixa, pelo que não há dados no relatório anual da ERSAR sobre as águas que estes concelhos perderam em 2021.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply