O fogo que lavra no Parque Natural da Serra da Estrela, no concelho de Manteigas, está a ser combatido por 617 operacionais, apoiados por 180 viaturas e onze meios aéreos às 11 horas desta segunda-feira, segundo o site da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
A Estrada Nacional 338, entre Manteigas e os Piornos, continua fechada. O incêndio deflagrou às 3h18 de sábado, no lugar de Garrocho, na freguesia de Cantar-Galo e Vila do Carvalho (Covilhã), e alastrou no domingo para Manteigas, tendo progredido por uma das encostas do Vale Glaciar do Zêzere.
O combate às chamas, que estão a consumir mato numa das mais importantes áreas protegidas do país, tem sido dificultado pela orografia e as acessibilidades. Durante a tarde de domingo, três bombeiros foram retirados do teatro de operações por «doença, queimadura e trauma», tendo dois deles sido transportados para o Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira, na Covilhã, e outro recebido assistência num centro de saúde.