Região

Filmes do CineEco para ver no auditório municipal do Sabugal

Escrito por Jornal O Interior

Entre hoje e sábado, o auditório municipal do Sabugal acolhe uma extensão do CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, que acontece anualmente em outubro, Seia.
A proposta destina-se a assinalar o Dia Mundial da Árvore, que se comemora esta quinta-feira, e o Dia Mundial da Água (amanhã). Durante três dias serão exibidos filmes, curtas-metragens e documentários que estiveram a concurso na 24ª edição do festival em sessões para o público escolar (tardes do primeiro e segundo dia) e para o público em geral. Amanhã à noite será apresentado o documentário “As pequenas galochas amarelas”, de John Webster, que venceu o Prémio Melhor Longa da Juventude e o Prémio Valor da Água do CineEco. A sessão noturna de sábado tem em cartaz a curta-metragem “A Plasticaria”, seguida do documentário “Utopia Revisitada”, do austríaco Kurt Langbein, que venceu a Competição Longas Metragens da edição 2018 do festival.
As sessões têm entrada livre. Esta extensão é promovida pela autarquia do Sabugal e pelo Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta, em parceria com o município de Seia. No âmbito desta atividade estará patente, até ao final do mês, no Museu do Sabugal, uma exposição de fotografias da natureza, intitulada “Retrospetiva dos Concursos de Fotografia de Ambiente do CISE”, cedida pelo CineEco, assim como uma mostra de trabalhos sobre o meio ambiente realizados pelos alunos das várias escolas do concelho, intitulada “Ambiente Suspenso”.

Sobre o autor

Jornal O Interior

Leave a Reply