Região

Figueira e Sabugal garantem apoios para melhorar visitação ao Douro Internacional e Serra da Malcata

Serra Da Malcata 1
Escrito por Efigénia Marques

A Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo viu aprovada uma candidatura para a melhoria das condições de visitação em áreas protegidas que garante 140 mil euros para obras no posto de turismo de Barca D’Alva.
O objetivo da intervenção é permitir que este equipamento municipal passe a ser «a porta de entrada do Parque Natural do Douro Internacional (PNDI)». O financiamento servirá também para criar «um acesso direto para pessoas com mobilidade reduzida a partir do exterior, bem como balneários com chuveiros para visitantes e caminheiros que percorram as Grandes Rotas e que passam por Barca D’Alva», a primeira localidade portuguesa banhada pelo rio Douro. Segundo a autarquia, será ainda restaurado o acesso que liga a ponte ferroviária ao passeio ribeirinho, através da reabilitação da escadaria existente, que se encontra degradada, e implementado um painel informativo na fronteira com Espanha, com informações úteis para os visitantes e onde existirá a possibilidade de carregar telemóveis».
No caso do Sabugal, o município, que lidera o consórcio para cogestão da Reserva Natural da Serra da Malcata, conseguiu apoio para desenvolver a candidatura “Discover the Malcata – Terras do Lince”. O projeto contempla, nomeadamente, a valorização do Centro de Educação Ambiental da Senhora da Graça, a reabilitação do Centro de Informação e de Interpretação da Malcata, a instalação de duas novas portas de entrada, de dois postos de observação e de um miradouro, bem como a requalificação/instalação de sinalização e ainda a reestruturação de parques de merendas, zonas de descanso e lazer naquela área protegida. O objetivo é «melhorar as condições de visitação da Reserva Natural da Serra da Malcata, dotando-a de estruturas e equipamentos de apoio à visitação e que permitam, igualmente, a importante consonância entre as atividades humanas e a natureza», destaca a autarquia raiana. O consórcio tem como parceiros a Câmara de Penamacor e a Assembleia de Compartes da Freguesia de Malcata.
Os dois contratos de financiamento foram assinados na semana passada em Esposende.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply