A Feira do Fumeiro, dos Sabores e do Artesanato do Nordeste da Beira regressa este fim de semana a Trancoso para promover os produtos endógenos da região.
A 21ª edição do certame começa sexta-feira no Pavilhão Multiusos, onde vão estar cerca de uma centena de produtores de enchidos, fumados, queijo, vinho, azeite, pão, doçaria regional, mel e outras iguarias agroalimentares da região. Participam ainda agentes da gastronomia regional e expositores de artesanato. Organizada pela AENEBEIRA – Associação Empresarial do Nordeste da Beira, em parceria com a Câmara de Trancoso, a feira prolonga-se até domingo e estará de volta no fim de semana de 8 e 9 de março. Em termos de cartaz musical, estão previstas as atuações de Fernando Correia Marques (sexta-feira), Rosinha (sábado) e Rebeca (8 de março), além de grupos locais de concertinas, bombos e etnográficos.
Em simultâneo, realiza-se também o festival gastronómico “Trancoso – Gastronomia com Tradição”, que conta com a participação de oito restaurantes da “cidade de Bandarra”, cujas ementas serão elaboradas com base nos produtos existentes na feira. Para os promotores, a Feira do Fumeiro, dos Sabores e do Artesanato do Nordeste da Beira é «uma oportunidade única para descobrir os sabores genuínos e a cultura rica do Nordeste da Beira, promovendo a valorização dos produtos locais e oferecendo aos participantes uma experiência sensorial completa».