Região

Feira da Castanha supera expetativas em Trancoso

9
Escrito por Efigénia Marques

Evento destinado a promover a produção e qualidade da castanha do concelho decorreu durante quatro dias no Pavilhão Multiusos

Apesar de ter sido um bocado diferente comparativamente a outras edições, por ter havido «mais cautela e mais cuidados», a Feira da Castanha de Trancoso assinalou o regresso dos eventos à “cidade de Bandarra” após uma paragem de 20 meses devido à situação pandémica.
Para Amílcar Salvador, autarca local, os quatro dias do certame «superaram as expectativas. Houve realmente muita gente que passou por Trancoso para visitar a feira, vindos desde Aveiro, Leiria e Coimbra». Mas tão importante como os visitantes foram as trocas comerciais: «Sei que foram realizados alguns milhares de euros e que houve produtores que venderam quase mil quilos de castanha por dia e a preços superiores a três euros o quilo», adianta o presidente do município. «Esta feira é já um grande evento quer no contesto regional, quer no contexto nacional, e por isso queremos continuar a mantê-la para que continue a crescer e a relembrar a importância da castanha para o nosso concelho e para a nossa economia local», acrescenta.
A particularidade que Amílcar Salvador destaca nesta feira está em partir de «um produto endógeno e de qualidade que faz todo o sentido promover ainda mais». Além da castanha, o autarca realça todos os produtos que se conseguem a partir deste fruto, «como os licores, doces e compotas». E para os valorizar, a autarquia promoveu o Concurso da Melhor Castanha e de “Doçaria” de Trancoso. Os resultados foram divulgados na segunda-feira, último dia da Feira da Castanha. Este ano foram realizados quatro concursos: dois relativos à Melhor Castanha 2021, um na variedade de Martaínha e outro na Longal. E dois relativos à de Doçaria de Castanha, um na variedade de Bolos e outro na variedade de Compotas ou Doces.
Na variedade Longal o primeiro lugar é de Valdemar Monteiro (Souto Maior), já na variedade Martaínha o prémio foi para Vítor Andrade da Quinta da Verdadinha, em Trancoso. Na doçaria, a Sardinha Doce de Castanha confecionada por Magda Santos foi a grande vencedora. Na categoria Compotas/Doces, o Doce de Castanha do Muralhas House e Shop conseguiu o primeiro lugar.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply