Região

Feira da Castanha e Paladares de Outono no fim de semana em Trancoso

Dsc 5494
Escrito por Efigénia Marques

O fim de semana vai ser dedicado à castanha em Trancoso com a nona edição da Feira da Castanha e Paladares de Outono, organizada pelo município no Pavilhão Multiusos.
O certame abre ao público esta sexta-feira, pelas 9h45, e, até domingo, contempla a realização de jornadas técnicas, caminhadas, sessões de “showcooking”, o concurso da melhor castanha, nas variedades Martaínha e Longal, espetáculos musicais e o incontornável magusto popular, entre outras iniciativas. O objetivo desta feira é «preservar, valorizar e divulgar os produtos endógenos da terra» num concelho que é o segundo maior produtor nacional deste fruto. A produção de castanha em Trancoso ronda as três mil toneladas por ano e representa cerca de 6 milhões de euros de receitas. Este ano, a feira conta com a participação de cerca de 70 expositores, entre produtores de castanha e derivados, de doçaria, queijo, vinho e produtos agrícolas. No exterior do pavilhão haverá também uma área dedicada à maquinaria agrícola.
No primeiro dia destaque para o concurso da melhor castanha (18 horas) e para as atuações do grupo Santamaria e Virgílio Faleiro. No sábado decorrem as Jornadas Técnicas do Castanheiro, com intervenções de José Laranjo (UTAD), Andreia Afonso (Deifil), Mário Cristóvão e Christophe Espírito Santo (CATAA, Projeto Cultivar), seguidas de uma visita ao banco de germoplasma guiada por Hugo Martins e Pedro Fidalgo, da Trancastnut, um projeto que está a ser dinamizado pela autarquia para promover a melhoria dos castanheiros plantados no concelho. A noite termina com o concerto de Quim Barreiros. Para domingo, último dia da feira, estão programadas uma caminhada, um passeio micológico, as atuações dos ranchos de Trancoso e Vila Franca das Naves, bem como entrega dos prémios da melhor castanha. O evento encerra após o tradicional magusto, marcado para as 17 horas. Com entrada livre, a IXª edição da Feira da Castanha e Paladares de Outono será inaugurada pelo secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply