Região

Eurocidade “Porta da Europa” pode avançar em setembro, em Vilar Formoso

Dsc 8659
Escrito por Efigénia Marques

A eurocidade “Porta da Europa”, que envolve Vilar Formoso e Almeida (Portugal) e Fuentes de Oñoro e Ciudad Rodrigo (Espanha), deverá começar a funcionar em setembro.
«A minha previsão é que, no próximo mês, conseguimos fazer esse início de atividade», adianta o presidente da Câmara de Almeida, António José Machado. O projeto foi apresentado pelos municípios de Almeida e de Ciudad Rodrigo no dia 1 de julho de 2020, em Vilar Formoso. A eurocidade “Porta da Europa” destina-se a possibilitar a realização de projetos comuns que promovam o desenvolvimento daquele território fronteiriço no distrito da Guarda e na Comunidade de Castela e Leão. Segundo o autarca almeidense, a eurocidade está aprovada pelas entidades portuguesas e «em condições de poder ser feita a escritura da associação» para iniciar a sua atividade. O processo foi atrasado pelas entidades espanholas devido a um «pedido de alterações», acrescentou.
«Vamos retomar esses contactos agora para fecharmos essa questão e podermos fazer o registo da eurocidade e o início, e apresentarmos o plano de atividades, que esse trabalho já está executado», garante António José Machado, segundo o qual a região transfronteiriça «precisa, e muito, de investimento». De resto, o objetivo desta união entre as quatro localidades é a dinamização empresarial, a fixação de população, a consolidação de dinâmicas de emprego, a planificação e gestão conjunta de recursos humanos em determinadas áreas e o desenvolvimento de um plano de feiras e eventos para promover o território.
A eurocidade “Porta da Europa” terá sede em Vilar Formoso e a sua presidência será rotativa, por um período de dois anos, iniciando a atividade com a liderança do presidente do município de Almeida.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply