Região

Escola de Pinhel foi a melhor classificada do distrito

4
Escrito por Jornal O INTERIOR

A Escola Secundária de Pinhel foi o estabelecimento de ensino com melhor classificação do distrito da Guarda no Ranking de Escolas divulgado pelo jornal “Público”, em parceria com a Católica Porto Business School.
Das 13 escolas do distrito da Guarda incluídas no ranking, a Secundária de Pinhel é a que tem melhor posição com uma média de 14,22 nos exames nacionais. No segundo lugar está a Escola Básica e Secundária da Sé (Guarda) com uma média de 13,88. Já a Escola Básica e Secundária Padre José Augusto da Fonseca, em Aguiar da Beira, é a terceira melhor classificada do distrito com uma média de 13,76. A posição da escola pinhelense é resultado do «trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos pelo corpo educativo» e por isso mesmo «ficamos imensamente satisfeitos pelo facto de sermos realmente diferenciadores pela positiva e isso deixa-nos orgulhosos», reage José Vaz, diretor do Agrupamento de Escolas de Pinhel, em declarações a O INTERIOR.
O responsável enaltece que este reconhecimento veio num ano tão atípico, «em que a educação sofreu muitas alterações e teve de se adaptar rapidamente às circunstâncias devido à Covid-19». Garante, porém, que «os resultados não aparecem por acaso», pois «também nos vamos equipando internamente, temos um excelente grupo de Informática», o que facilitou a manutenção da qualidade de ensino praticada na “cidade-falcão”. Também o apoio da autarquia tem sido «fundamental» para obter bons resultados. «No executivo respira-se educação, que é uma área prioritária no concelho. Percebe-se que o desenvolvimento de Pinhel tem de passar claramente por uma melhoria das condições de aprendizagem e isso tem acontecido», sublinha José Vaz.
O «bom trabalho» de alunos e professores é para continuar e «para nós, profissionais de educação, é sinal que o caminho é por ali e que devemos continuar», acrescenta o diretor do Agrupamento de Escolas de Pinhel. O Ranking de Escolas do “Público” foi feito com base nas notas dos exames nacionais de 2020, mas também teve em conta o contexto socioeconómico de cada estabelecimento de ensino, qual o desempenho dos estabelecimentos públicos perante os resultados esperados para o seu contexto e em que disciplinas os estudantes se saíram melhor.
Nesta classificação só entraram as escolas que efetuaram mais de 62 provas, o que não aconteceu na Escola Básica e Secundária de Manteigas e na Escola Secundária de Figueira de Castelo Rodrigo.

POSIÇÃO NO DISTRITO DA GUARDA

Posição NacionalNomeConcelhoMédia dos Exames Nacionais
94ºEscola Secundária de PinhelPinhel14,22
136ºEscola Básica e Secundária da SéGuarda13,88
163ºEscola Básica e Secundária Padre José Augusto da FonsecaAguiar da Beira13,76
241ºEscola Básica e Secundária de Fornos de AlgodresFornos de Algodres13,36
278ºEscola Secundária Gonçalo Anes BandarraTrancoso13,19
282ºEscola Secundária Afonso de AlbuquerqueGuarda13,17
327ºEscola Secundária de SabugalSabugal13,00
381ºEscola Secundária de SeiaSeia12,73
393ºEscola Básica e Secundária Sacadura CabralCelorico da Beira12,68
400ºEscola Secundária de GouveiaGouveia12,65
424ºEscola Básica e Secundária de Vilar FormosoAlmeida12,55
450ºEscola Básica e Secundária Tenente Coronel Adão CarrapatosoVila Nova de Foz Côa12,34
554ºEscola Básica e Secundária de MêdaMêda10,85

POSIÇÃO NO DISTRITO DE CASTELO BRANCO

Posição NacionalNomeConcelhoMédia dos Exames Nacionais
53ºEscola Secundária Quinta das PalmeirasCovilhã14,85
239ºEscola Secundária do FundãoFundão13,37
447ºEscola Secundária Freio Heitor PintoCovilhã12,35
535ºEscola Secundária Campos de MeloCovilhã11,36

Nota: As escolas de Manteigas, Figueira de Castelo Rodrigo e Belmonte
não são consideradas neste ranking por não terem efetuado mais de 62 provas
Fonte: Público

Escola Profissional de Trancoso no “Top 10”

No Ranking publicado pelo jornal “Expresso”, a Escola Profissional de Trancoso (EPT) ocupa o oitavo lugar no que toca a escolas que têm cursos profissionais. É a segunda melhor do distrito nesse parâmetro, mas é melhor também do distrito no que toca a escolas somente com ensino profissional.
Para a direção da escola esta notícia foi recebida com «bastante alegria. Alegria por ver reconhecidos a qualidade e o sucesso do Projeto Educativo; por assim estar a contribuir para criar mais oportunidades para os seus alunos; e por poder honrar o nome de Trancoso e da comunidade das Beiras e Serra da Estrela no campo da Educação», lê-se em comunicado enviado a O INTERIOR.
A direção da EPT reconhece ainda que estes resultados só são possíveis graças aos alunos, pais e encarregados de educação, corpo docente e não docente e às empresas e parceiros institucionais que tornam este projeto mais forte. Logo a seguir à escola de Trancoso está a Ensiguarda – Escola Profissional da Guarda.

Sobre o autor

Jornal O INTERIOR

Leave a Reply