Região

Criar uma “imagem de descanso” em Vilar Formoso

Dsc 3470
Escrito por Efigénia Marques

Vilar Formoso era um local de paragem obrigatório para emigrantes e turistas que entrassem, ou saíssem, de Portugal pela principal fronteira terrestre do país.
Tudo mudou em dezembro de 2021 com a inauguração do troço que faz a ligação entre a A25 e a A62, em Espanha. Desde então, o centro de Vilar Formoso deixou de receber visitantes como antes, uma vez que, agora, os condutores se deslocam pelo troço de autoestrada e entram diretamente no país vizinho sem serem obrigados a passar pela vila fronteiriça. Para António José Machado, presidente da Câmara de Almeida, a construção da autoestrada «cria impactos negativos na economia de Vilar Formoso», principalmente no comércio local, que «já vivia dias difíceis», mas, com a abertura deste troço, «os efeitos sentiram-se mais».
O autarca confirma que «cada vez menos automobilistas e visitantes passam por Vilar Formoso, apesar de haver algumas pessoas que fazem questão de parar na fronteira». António José Machado acredita que se «as acessibilidades fossem mais fáceis, os clientes optariam por parar». Para fazer com isso volte a acontecer e trazer novamente clientes para a «restauração, cafés, hotelaria e restantes espaços turísticos», o município já está a trabalhar em «projetos de comunicação para que, na passagem pela fronteira, haja uma “imagem” de descanso e paragem obrigatória em Vilar Formoso».

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply