Para preservar, em registo áudio, o património cultural imaterial de Penamacor, crianças e jovens, com idades entre os 5 e 13 anos, deram voz a um conjunto de lendas, histórias e costumes que têm passado de geração em geração e são parte da história da vila.
Os registos foram feitos no atelier de Verão deste ano, promovido pela Junta de Freguesia de Penamacor, e permitiu aos mais novos descobrir «uma pequeníssima parte do património cultural imaterial da vila, que desconheciam, e que importa lembrar e preservar como memória e identidade de Penamacor», refere a autarquia em comunicado enviado a O INTERIOR.
O registo é inclusivo, já que é acessível «a pessoas de baixa visão, estrangeiros residentes que não dominam a leitura em português ou penamacorenses que não tenham acesso a estes registos escritos das primeiras décadas do século XX», acrescenta o município.
O projeto contou com a colaboração da Misericórdia local, que contribuiu com imagens do seu património azulejar para ilustrar e enriquecer a lenda da “Viagem da Rainha Santa Isabel a Penamacor”. O resultado final pode ser visionado no vídeo disponível em https://www.youtube.com/watch?v=3zmrJwIejWw .